Manutenção do gerador de energia: como e quando fazer?
Um gerador de energia precisa de manutenção preventiva.
O gerador de energia é utilizado em diversas situações, como quedas no fornecimento de energia ou em locais onde são necessários pontos de geração de energia elétrica para altas demandas:
- eventos;
- indústrias;
- hospitais;
- entre outros.
ou em situações com condições de iluminação inadequadas.
Para manter a eficácia no fornecimento de energia e no desempenho das máquinas, a manutenção de gerador é indispensável e deve ser realizada regularmente.
Desse modo, a manutenção preventiva do gerador preserva a vida útil do equipamento e traz ganhos em produtividade.
Como fazer a manutenção do gerador de energia?
É importante ressaltar que a manutenção em gerador de energia deve ser realizada apenas por profissionais especializados e capacitados.
Além disso, as tentativas de conserto sem conhecimento da estrutura podem causar danos irreparáveis aos componentes do gerador, e, consequentemente, prejuízos.
A manutenção do gerador é cumprida em etapas, que são realizadas diariamente, semanalmente, mensalmente, semestralmente e anualmente, e também em intervalos de horas – de 250 a 500 horas de funcionamento.
Todavia, o processo de manutenção é dividido em:
Manutenção diária:
A cada dia, os níveis de combustível e de óleo do gerador de energia devem ser verificados e, caso necessário, completados.
Também em uma rotina diária devem ser observados o aquecedor de refrigerante e a tubulação de ar, além de inspecionar se há poeira acumulada, carbono, peças soltas ou danificadas e corrosão.
Ademais, a presença de possíveis vazamentos também deve ser descartada ou reparada.
Manutenção semanal:
É realizada a drenagem da água presente no tanque e no filtro de combustível. A tensão flutuante do carregador de bateria deve ser verificada e ajustada caso haja necessidade. O filtro de ar é higienizado.
Manutenção mensal:
As conexões da bateria precisam ser avaliadas para checagem da presença de folgas ou corrosões. Ademais, a correia também tem sua tensão verificada para detecção de desgastes. O líquido de arrefecimento é analisado via hidrômetro.
Manutenção semestral:
Duas vezes por ano a ligação das mangueiras do radiador são observadas, com o intuito de identificar se existem sinais de desgaste.
O filtro de combustível é trocado, independentemente da quantidade de sedimentos presentes; o mesmo vale para o filtro de ar e o filtro de refrigerante. O cárter de respiro é higienizado.
Manutenção anual do gerador de energia:
Uma vez por ano o sistema de refrigeração passa por uma limpeza completa. Gerador de energia que não passa por manutenção periódica podem ter diversos problemas.
Sobretudo, entre as principais avarias que podem ocorrer estão a quebra das barras da gaiola e das ventoinhas, as falhas no material isolante e o deslocamento dos mancais, entre outros.
Todos causam alterações no funcionamento e gastos com reparos. Por isso, os geradores precisam receber a atenção específica para continuarem trabalhando com qualidade por muitos anos.
Clique aqui e solicite um orçamento com a gente.
Siga-nos no Facebook.